(79) 3219-1846 - 99888-4676 - 98815-1886

TRATAMENTOS

[+] ver tudo

MDT - Mckenzie®

O Método McKenzie® consiste de um programa de movimentos prescritos pelo fisioterapeuta, onde cada paciente realiza por conta própria, em sua casa ou no trabalho, sem o auxílio de equipamentos específicos. Você também aprende a identificar os movimentos, posturas e atividades que aumentam e pioram a sua dor. E, se o programa de autotratamento não consegue resolver completamente o seu problema, o fisioterapeuta treinado no Método McKenzie® aplica técnicas complementares de terapia manual.

Cientificamente, o Método McKenzie®, é conhecido como Mechanical Diagnosis and Therapy – MDT, oferece condições e embasamentos para cada paciente se tratar de maneira rápida, segura e eficaz, sem depender de medicação, calor, gelo, ultrassom, agulhas ou cirurgia.

A maioria das dores músculo-esqueléticas é de origem "mecânica", ou seja, é provocada por uma posição ou um movimento aplicado nos músculos e articulações. A filosofia básica do Método McKenzie® é que a posição ou movimento inverso pode abolir a dor e restaurar a função.

E o mais importante é que o Método McKenzie® visa não apenas a solução dos seus sintomas atuais, mas também a prevenção, em longo prazo, da incidência de novas crises.

Em todo o mundo, verifica-se atualmente uma demanda crescente por parte dos pacientes e das companhias de seguro-saúde por serviços de fisioterapia que desenvolvam as habilidades de autotratamento nos pacientes, tornando a terapia mais eficaz, mais rápida e com menor custo. O Método McKenzie® de Diagnóstico e Terapia Mecânica® atende exatamente essa demanda e já é recomendado, em vários países, como a primeira escolha para tratamento de problemas musculoesquelético. Seu sucesso e credibilidade têm sido comprovados por inúmeros trabalhos científicos.

O Método McKenzie® foi desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie.Ele desenvolveu uma avaliação capaz de detectar alterações mecânicas, sendo mais precisa que o raio X, a tomografia ou a ressonância magnética. É comum encontrar pacientes sintomáticos sem alteração nos exames de imagem e, por outro lado, pacientes com anormalidades nesses exames e sem nenhum sintoma.


O diagnóstico McKenzie® se baseia não em imagens, mas no comportamento da dor. Durante a avaliação, muitos pacientes apresentam claramente uma "direção de preferência", quando movimentos repetidos ou posições mantidas são aplicados na coluna. Em outras palavras, há um movimento ou posição particular que faz a dor irradiada se deslocar em direção ao centro da coluna. Por exemplo, se a dor é sentida nas costas, do lado da coluna, nas nádegas ou descendo pela perna, às vezes até os dedos do pé, ela começa a se mover em direção ao centro da coluna e pode ser totalmente eliminada. Esse fenômeno, chamado Centralização da dor, e seu significado clínico foram descobertos por Robin McKenzie.

Copyright © 2014 - www.centrus-se.com.br - Todos os direitos reservados.